sexta-feira, 10 de junho de 2011

Resenha do capítulo 3 do livro Novas tecnologias e mediação pedagógica

            Para que a aprendizagem realmente aconteça, ao fazer uso das tecnologias, é necessário buscar os melhores recursos, fazer um acompanhamento continuo e motivar o aluno. Buscando métodos que os alunos gostem e sintam prazer em aprender.
Sendo fundamental ficar atento com o que se pretende que os alunos aprendam. As técnicas deverão ser utilizadas para valorizar a auto-aprendizagem. È essencial à atenção para a variação das técnicas conforme o processo de aprendizagem, pois uma ou duas técnicas, repetidas vezes, podem desestimular o aluno.
Na sociedade atual, em virtude da rapidez que temos que agir e pensar, cada vez mais utilizamos o processamento multimídico, sendo a televisão o seu principal difusor, pois desde pequenos somos acostumados com vários canais sensoriais e linguagens simultâneas.
É muito importante que o professor seja um facilitador no processo da aprendizagem, colaborando com o aluno para que alcance seus objetivos, o aluno tem que estar motivado para que goste da aula.
A esse profissional mediador são requeridos algumas características: assumir que o aluno é o centro desse processo e é em função dele que o professor irá fazer seu planejamento; aprimorar a relação com o aluno, planejamento das atividades, realização e avaliação; considerar o aluno como adulto, quando se encontrar no ensino superior; ter domínio profundo de sua área de conhecimento, demonstrando competência atualizada quanto às informações a aos assuntos afetos a essa área; criatividade , como uma atitude alerta para buscar, com o aluno, soluções para situações novas e inesperadas; disponibilidade para o diálogo; subjetividade e individualidade e comunicação e expressão em função da aprendizagem.
As novas tecnologias, sendo voltada para o uso da informática, do computador, da internet, da multimídia, de ferramentas para educação a distância podendo contribuir significativamente na prática da mediação pedagógica. Planejar, também, é preciso, visando os detalhes de modo a integrar as atividades na busca dos objetivos pretendidos e que as técnicas escolhidas colaborem para que a aprendizagem aconteça.

Referência

MASETTO, Marcos T; MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006.


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